quinta-feira, 14 de março de 2013

A origem 13 - Realidade e Felicidade



Demorei para perceber a inexistência de uma única realidade comum. Durante toda minha vida trabalhei a idéia de que as pessoas, as coisas e as situações, precisavam ser moldadas a um único padrão que eu julgava vir de fora e estar intrínseco em cada pessoa recebê-lo. Padrões estes que muitos ignoravam e por isso, “fugiam da linha” e não encontravam suas felicidades.

Mas este raciocínio de realidade única é quebrado quando olhamos para as pessoas felizes pois, é exatamente pela falta de um padrão que elas são assim. Cada uma tem uma interpretação, um conceito, uma visão e, portanto, uma ação particular diante da existência.

De uma melhor e mais certeira forma, eu diria que cada um cria sua própria realidade, considerando-se que tudo o que foi citado surge por “iniciativa” de suas própria mentes.

Trocando em miúdos, há grande diferença entre o que é real e o que é material. O material é aquilo que coexiste em existência, o que é, ou pode ser, comum à percepção de todos. Por exemplo, uma cadeira é um objeto que pode ser percebido por qualquer ser, em qualquer parte do mundo, mesmo que muitos não entendam para que ela serve ou nem mesmo saibam de que se trata o objeto.

Já a realidade se trata da interpretação que cada ser aplica ao material e ao circunstancial; portanto, realidade não é necessariamente um conceito absoluto, mas relativo a cada ser que a cria em si mesmo.

Isso faz com que nós sejamos os únicos responsáveis pelo nosso sucesso e felicidade, porque temos o poder de mudar a nossa realidade, de escolher o que queremos pensar. Invertendo a ordem, a nossa realidade depende do que escolhemos pensar, da forma como pensaremos este pensamento e do quanto manteremos este pensamento em nosso ser, isto é, do quanto doaremos nossas emoções a estes pensamentos. 

Neste prisma, as emoções devem se manter submissas aos nosso pensamentos, do contrário, seremos fruto de pensamentos influenciados pelo meio e pelas circunstâncias advindas. É exatamente esta ocorrência que cria vítimas, pessoas que sempre estão se queixando de algo, falando das outras e se colocando em posição de vítima na vida.

Vítimas não podem alcançar a felicidade simplesmente porque não a constroem. Felicidade não é algo que se espera, mas é algo que se faz, realiza, constrói.


Nenhum comentário:

Postar um comentário