segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O sentido da vida

 

Este título é muito pesquisado na internet e na vida real da grande maioria das pessoas. mas existe algo interessante quando resolvemos olhar para o mundo que nos rodeia e as pessoas que nele vivem, pois nos deparamos com intensa decepção nesta busca, do sentido da vida.

Talvez este buscar por um sentido não tenha sentido em si mesmo. Todos os sentidos declarados como encontrados são desprovidos de sentido, lhes falta coerência , sempre têm um começo, às vezes um meio, mas nunca um fim.

Entendo que isso pode acontecer porque de fato o sentido não está fora da nossa mente, do que formulamos para nós com base no exterior. Quando buscamos sentido fora de nossa mente, nos aliamos aos mais diversos tipos, mas nunca seguimos estes sentidos por completo, pois em dado momento, aquele sentido perde o sentido para nós.

É vão buscar o sentido da vida quando este não se busca, mas se cria. O sentido da vida é aquele que nós definimos, moldamos e perseguimos. Nós damos sentido às nossas vidas e, por conseguinte, determinamos os 'limites' de nossa felicidade.

Somos responsáveis pelo que cativamos mas, se não cativamos a nós mesmos, somos irresponsáveis. A primeira pessoa a quem temos que fazer feliz e dar sentido à vida somos nós mesmos.

Algumas pessoas dão sentido artístico às suas vidas e se doam para o teatro ou a TV, ou o circo, outras se entregam a obras sociais, outras viajam pelo mundo, outras vivem suas vidas em prol de constituir e manter famílias e isso lhes faz realizadas e felizes porque elas lutam pelo sentido que elas mesmas deram para si.

O sentido da vida é o persseguir a existência que planejamos para nós. Lutar por um ideal sempre é dar sentido à nossas vidas, mesmo que o alcancemos, devemos idealizar outro, mas sempre lutar; Isso nos dá sentido.

O sentido que vem de fora nos causa frustração pois não fomos nós que o criamos e nem seremos nós que vamos cumprí-lo. A realização pessoal vem pelo lutar por metas auto-impostas, isso é ser livre.

Se você é religioso ou adepto de alguma filosofia, não deixe isso dar sentido à sua vida, mas você mesmo dê esse sentido : ame, conquiste, grite,viva, faça amigos, chore, se alegre, perca, ganhe, seja feliz.... 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário