segunda-feira, 7 de maio de 2012

A origem 8 - Cristianismo


Passei um bom tempo de minha vida me perguntando:” Por que a crença em deus é algo tão dogmático nas sociedades e o racionalismo é tão rejeitado?”. Fato é que o racional é perfeitamente verificável e comprovável, além de ser a verdade do que nós vivemos, já o irracional, ou espiritual, como preferirmos, é totalmente abstrato e fantasioso, não comprovável e não corresponde à realidade em que vivemos.

Falando de deus, mais especificamente do deus cristão, facilmente conseguimos entender sua inexistência ou sua apatia diante da humanidade, basta apenas que nos desvinculemos da vontade de crer e nos utilizemos de nossa racionalidade lógica.

É fácil perceber que absolutamente nada do que é pedido ao deus cristão, no nome de seu filho Jesus, ocorre. Quem conhece a Bíblia , única regra de fé dos cristãos, sabe que esta promessa é enfatizada pelo próprio Jesus no evangelho de João 14:13,14; 16:24 . Faça o teste você mesmo !

Várias gerações já se passaram desde a morte de Jesus e sua volta ainda não aconteceu, estaria ele mentindo ou a promessa de Mateus 24:34, na verdade, nunca foi feita ?

A Bíblia cristã tem 2000 contradições catalogadas, e milhares de interpretações documentadas através das mais variadas doutrinas que se formam em torno dela. Cada doutrina segue a linha proselitista, que torna os cristãos altamente excludentes e sectários.

Quando falei da vontade de crer, fui impulsionado pelo forte desapego à lógica racional que este ato nos trás. Quando queremos acreditar em algo, no lugar de simplesmente deixar que aquele algo se mostre testável e empírico, agimos em detrimento de nossa razão; Essa atitude nos desvirtua do mundo em que vivemos e nos faz criar uma realidade fantasiosa para satisfezar nossos anseios.

Depositar nossa confiança fora de nós mesmos é como entregar nosso ser ao unicórnio cor de rosa das montanhas vermelhas do lugar desconhecido; Altamente perigoso.

Encontrei-me perdido ao perceber o quão alienado eu estava. Minha vida se resumia a estudar a Bíblia, escritos judaicos, casa-trabalho-igreja; Eu procurava aprofundamento e vida de fato dentro dos padrões das escrituras bíblicas.

Minha vontade de viver a bíblia era tão grande, que minha mente relativizava as contradições notórias e a extrema desumanidade de deus constantes neste livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário