sábado, 17 de março de 2012

A Origem 3 - Irracional



Carregar uma crença irracional, seja no que for, é criar uma "realidade irreal" ; E se colocar na posição de dependência de tal crença, é negar a própria vida/existência, por conseguinte, a própria felicidade.

 Quando crianças somos "instigados", quer pela família, quer pelo mundo, a convivermos com certas crenças, como o papai Noel e a cegonha que trás os bebês, por exemplo; E, com o passar do tempo, somos confrontados com a realidade, e crenças desta natureza ja não mais encontram espaço em nossas mentes.

As crenças irracionais existem para cobrir lacunas do conhecimento que se sustentam, ou por ignorância ou por incapacidade (absoluta ou temporária) de se lidar com as verdades; Outro aspecto das crenças é que elas são utilizadas, culturalmente, como forma de amenizar a realidade dura da vida, criando uma saída ilusória  para tal.  



O papai Noel ajuda a fazer com que a criança não sofra com os ardis do capitalismo que consome a vida das pessoas, afinal, não é interessante que uma criança conviva com o conceito de mercado, isso poderia lhe prejudicar a infância.

Tanto a crença no papai Noel como na cegonha que trás bebês estão, cada vez mais, sendo exorcizadas da sociedade. O que tem causado um alto índice de prematuridade em nossas crianças. As crianças de hoje já não são como as de ontem, tem muito mais conhecimento da realidade, muito mais independência intelectual e, destaco, muito mais opinião.

Isso me faz entender que a tendência a crenças irracionais obscurece a realidade tornando as pessoas passíveis de sugestão mental (pela credulidade)e facilmente manobráveis. Isso torna o povo uma total massa de manobra e ludibriação.

Faz-me entender também que, a busca pelo conhecimento das realidades que nos rodeiam, nos torna seres livres, pensantes e influentes em nossa sociedade, e nos dá o poder da opinião própria.

Essa liberdade nos faz olhar para as pessoas como semelhantes, querermos ser e fazê-las felizes, pois não há nada que insinue exclusivismo quando não se tem crenças irracionais, mas um senso comum de respeito e convivência para a manutenção da espécie reside com intensidade em nossas mentes.

Querido leitor, te convido a fazer uma avaliação em sua mente, procurando qualquer coisa que exista nela que tenha como definição ser uma "crença irracional". Falaremos dela ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário