domingo, 25 de março de 2012

A Origem 5 - Irracional 2


Existe uma outro problema também; Quando trabalhamos com crenças irracionais, elas costumam absorver nossas lacunas de conhecimento, capacidade e sentimento.

Quando não temos conhecimento de algo ou o conhecemos parcialmente, costumamos sobrenaturalizar as explicações sobre este algo, atribuindo a crenças como: espíritos , demônios, maldições, bênçãos, deus, diabo, etc. O mesmo acontece quando nos sentimos incapacitados diante de algumas situações da vida, como a iminência da morte, por exemplo.

Tais crenças são utilizadas para saciar sentimentos mais nobres e mais instintivos, como: ódio, raiva, vingança, ansiedade, alegria, etc.

A irracionalidade dessas crenças é fácilmente comprovada quando as pomos à prova, mas a falácia da força da maioria, do folclore cultural global funciona como lobby de controle de massas. Isso acontece de forma tal que, para certas crenças, há um consenso geral de não negação, sob pena de exclusão, dos indivíduos não crentes, dos padrões sociais e morais da sociedade.

.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário